Remediação de Solos Contaminados
A questão ambiental vem ganhando importância nos últimos tempos. A ecologia, estudo das relações de interdependência entre os organismos que constituem a natureza viva, tem sido mais frequentemente discutida tanto pelos meios de comunicação quanto pela população. Entretanto, assim como em outras áreas do conhecimento humano que se popularizaram rapidamente, alguns termos têm sido utilizados de forma inexata em relação à sua definição científica.
Poluição:
Poluição é uma alteração ecológica, ou seja, uma alteração na relação entre os seres vivos, provocada pelo ser humano, que prejudique, direta ou indiretamente, nossa vida ou nosso bem-estar, como danos aos recursos naturais como a água e o solo e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura.
Contaminação:
O termo é empregado para caracterizar uma situação na qual uma substância está presente no ambiente, mas não causa qualquer dano evidente
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, a contaminação interfere no ambiente global da área afetada(solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação)”
Contaminação é a introdução no meio ambiente de organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou outros elementos, em concentrações que possam afetar a saúde humana; ( CETESB, GTZ, 2001)
Esta definição implica que a contaminação é introduzida por ação antropogênica no meio ambiente. Assim, para substâncias e elementos que ocorrem na natureza, como os metais, é importante definir qual a concentração natural do ambiente ( Salomão, et al., 2003)
A preocupação com a contaminação do solo deriva necessariamente dos riscos que proporciona à saúde e manutenção de todo organismo vivente na área.
A origem de áreas contaminadas está de certa forma relacionada, além do descaso, ao desconhecimento no passado de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, tendo como consequência a