Remanufatura
Bens remanufaturados são bens usados que passam pelo o processo industrial da remanufatura. Em geral, algumas condições devem ser cumpridas para que um bem seja considerado remanufaturado, são elas: os componentes primários deverão ser provindos de um produto usado; o produto usado deverá ser desmontado na extensão necessária a se determinar as condições de seus componentes; os componentes do produto usado deverão ser completamente limpos e livres de ferrugem e corrosão; todas as peças faltantes, defeituosas, quebradas ou desgastadas deverão ser restauradas ou substituídas por novas ou usadas de forma que apresentem boas condições de funcionamento; o produto deverá passar por operações como usinagem, rebobinagem, acabamento entre outras para chegar a plenas condições de funcionamento e o produto deverá ser remontado e operar com a mesma segurança e eficiência de um produto novo.
Para alguns segmentos da indústria outros termos são sinônimos de remanufaturado, desde que satisfaçam os requisitos mínimos. Deve-se ter em mente que a remanufatura é um processo industrial específico e uma definição para o que é um produto remanufaturado irá variar dependendo do tipo de produto. Atualmente há diversos termos correlatos aos bens remanufaturados, dentre eles:
Bem reconstruído (rebuilt): é sinônimo de remanufaturado quando aplicado a peças de motores e sistemas automotivos, mas não ao veículo todo.
Bem recarregado (recharged): também é sinônimo de remanufaturado, geralmente aplicado a produtos de imagem, como cartuchos de tinta.
Bem recondicionado (refurbished): esse termo se refere sobretudo àqueles produtos que apresentaram defeito ainda dentro da fábrica e são ali mesmo reparados. Tal termo é utilizado principalmente para artigos eletrônicos.
Há também diversos outros termos que, embora similares, não podem ser considerados bens remanufaturados:
Bem Reciclado (recycled): podem atender alguns requisitos da remanufatura, embora