relogio de iodo
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também esta relacionados ao nosso dia a dia, por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar sua decomposição ou usamos panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas.
Existem vários fatores responsáveis pela ocorrência de uma reação:
Concentração: Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
Catalisador: São substâncias capazes de acelerar uma reação. Temperatura: De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Pressão: O aumento da pressão aumenta o número de colisões efetivas e aumenta a velocidade de reação.
Estados físicos dos reagentes: normalmente a velocidade segue esta ordem: gases> líquidos puros> sólidos.
A condição mais evidente para que uma reação ocorra e que os reagentes estejam em contato. O contato entre os reagentes permite que ocorram interações entre eles, originando os produtos. O estudo das reações de como a velocidade varia em função das diferentes condições e qual o mecanismo de deslocamento de uma reação é chamado de CINETICA QUÍMICA.
Objetivo
Estudar experimentalmente os fatores que influenciam as velocidades das reações em função da variação dos volumes de um dos reagentes.
Materiais e reagentes
Béquer
Balança
Balão volumétrico
Piceta
Bastão de vidro
Relógio
Solução KIO3
Solução de Amido
Vinagre
Comprimido de vitamina C
Agua
Procedimento experimental
Método