religiões
TEXTOS DISSERTATIVOS
Anteriormente, vimos que a dissertação é o gênero destinado a expor, explicar ou interpretar ideias. Ele é dividido em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução apresenta-se a ideia núcleo, ou seja, a ideia principal da qual sairão todos os aspectos abordados no texto. Essa ideia deve estar presente no tópico frasal.
No desenvolvimento, o assunto é abordado com mais profundidade e na conclusão apresenta-se a síntese de tudo o que foi abordado no texto com a reafirmação da ideia central que se encontra na introdução, podendo ou não apresentar uma proposta de solução para o tema.
O QUE DIFERE TEXTO DISSERTATIVO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Na dissertação nos limitamos a expor ideias, independentemente de sermos contrários ou favoráveis às ideias expostas. Na argumentação agimos diferentemente: tentamos convencer o leitor, influenciar suas ideias e opiniões sobre a tese que estamos defendendo, o que geralmente é feito apresentando ideias em objeção a outras e mostrando as razões pelas quais o leitor deve compartilhar de nosso pensamento. Ao elaborarmos textos dissertativos ou dissertativo-argumentativos, devemos cumprir algumas etapas que, necessariamente, devem preceder a elaboração deste tipo de texto:
Escolha do assunto (do que o texto vai tratar?);
Delimitação do assunto (como o tema será abordado?);
Fixação do objetivo da dissertação (para que o tema será abordado, ou seja, qual o seu propósito?);
Estabelecer o público alvo (para quem se destina o texto, ou seja, o leitor virtual);
Escolha e elaboração do tópico frasal.
TÓPICO FRASAL
Todo texto é dividido em parágrafos. Parágrafo é uma unidade de composição, constituída por uma ou mais de uma frase, em que se explana determinada ideia central, a que geralmente se agregam outras, secundarias, mas intimamente relacionadas pelo sentido. Estrutura do parágrafo : tópico frasal,