Religião Taoismo
CONCEITO
O Taoísmo defende e ensina que as pessoas deveriam evitar todo o tipo de obrigações e convívios sociais, levando uma vida simples e voltada para a Natureza. A explicação do surgimento da religião em uma forma resumida, ocorre por um discípulo de Lao Tse a desenvolver e proliferar os ensinamentos do mestre, e levar o Homem a contemplar e aceitar as leis da Natureza, sem tentar compreender o porquê de acontecerem, o como se manifestam, ou a forma de evitá-las e atenuar. Inicializando a religião formando o Cânon do Taoísmo, existindo inúmeras obras criadas ao longo da vida. Passando então a ser conhecida como uma religião politeísta e anti-intelectual, no decorrer do século II a.C., onde opuseram ao Confucionismo, que ensinavam as pessoas a terem uma vida exemplar numa sociedade disciplinada.
DESCRIÇÃO
A origem do Taoísmo ou pelo menos dos seus princípios fundamentais é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse (velho mestre) um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C.
A doutrina básica desta religião resume-se às “Três Jóias”; compaixão moderação e humilhação, sendo a bondade, a simplicidade e a delicadeza também, importantes virtudes do Taoísmo.
Segundo os ensinamentos da religião, o Tao é tido como o Deus criador e é considerado a única fonte do Universo, sendo eterno e determinante de todas as coisas, consideram também que todo o Mundo é constituído pelos elementos opostos; Yang (o bem, o masculino) e o Yin (o mal, o feminino) e que a harmonia só pode ocorrer quando há um equilíbrio entre estas duas forças no homem estando assim em comunhão com o Tao.
Entre as práticas religiosas do Taoísmo encontram-se:
1. O Culto aos ancestrais e outras divindades naturais (muitas destas divindades foram em vida, pessoas que detiveram grandes poderes e realizaram heroicos feitos);
2. Os rituais de exorcismo, onde os sacerdotes dirigem rituais públicos, durante os quais eles submetem as