Religiao chinesa
Curiosidades
Cronologia
· Pré-História[->1]
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contempôranea
História Infantil
Civilizações
· Árabe[->2]
Assíria
Asteca
Babilônia
Cartaginês
Celta
Chinesa
Egípcia
Fenícia
Francesa
Germânica
Grega
Inca
Inglesa
Indiana
Japonesa
Maia
Olmeca
Persa
Rapa-Nui
Romana
Russa
Suméria
Turca
Viking
História do Mundo » Chinesa[->3] » Religião Chinesa - História da Religião Chinesa
Religião Chinesa - História da Religião Chinesa
Introdução
O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do budismo. Como conseqüência, surgiu uma corrente separada do "taoísmo religioso", diferente do "taoísmo filosófico" que se associava aos antigos pensadores chineses Lao-Tsé e Zuang-Zi.
O budismo chegou à China pela primeira vez durante o final da dinastia Han, arraigou-se rapidamente e templos como o da fotografia foram construídos. Os comunistas eliminaram a religião organizada ao tomarem o poder em 1949 e a maior parte dos templos foi reorganizada para usos seculares. A Constituição de 1978 restaurou algumas liberdades religiosas e, atualmente, existem grupos budistas e cristãos ativos na China.
História
Desde tempos remotos, a religião chinesa consistia na veneração aos deuses liderados por Shang Di ("O Senhor das Alturas"), além de venerações aos antepassados. Entre as famílias importantes da dinastia Chou, este culto era composto de sacrifícios em locais fechados. Durante o período dos Estados Desunidos (entre 403 e 221 a.C.), os estados feudais suspenderam os sacrifícios. Na dinastia Tsin, e no início da Han, os problemas religiosos estavam concentrados nos "Mandamentos do Céu". Existiam, também, seguidores do