religioso
A campanha da fraternidade existe desde 1964. É realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil. Sempre é lançada no período da quaresma. Seu propósito é evangelizar, cada ano com um tema. A Campanha da Fraternidade de 1995 teve como objetivo convocar para uma ação conjunta na vivência do amor cristão. A preocupação era oferecer a vários brasileiros, que se encontravam em situações precárias, condições dignas de vida, conforme o Evangelho.
O principal objetivo era para abrir os olhos para os excluídos como: moradores de rua, crianças abandonadas, idosos, viciados em drogas e varias outras pessoas necessitadas, igual Jesus nos ensinou.
Em todo o trabalho era preciso introduzir a pedagogia participativa que permitia às pessoas reaverem a auto-estima e a consciência da própria dignidade. Existem varias parábolas que mostras a compaixão entre as pessoas.
O seu objetivo geral era contemplar aqueles que seriam mais abandonados, os que se setem esquecidos, negados na sua humanidade. E não se refere só aos excluídos pela situação econômica. Há excluídos também nos países ricos, que tem muitos recursos. O fato, porem, de o Brasil ser um pais de Terceiro Mundo, dominado por um sistema que fabrica e acentua a exclusão, torna mais dramática a situação de mendigos, prostitutas, encarcerados doentes e outros.
Na época a preocupação era oferecer a 32 milhões de brasileiros, que se encontram em situação de exclusão social, condições dignas de vida, conforme o Evangelho.
20 anos depois...
A campanha de 2015 traz como tema o “fraternidade: Igreja e sociedade” e como lema “Eu vim para servir”. Que tem como objetivo aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.
Campamha da Fratermidade
Tema:a fraternidade e os esquecidos
Lema:Eras tu, senhor
Campanha da fraternidade