Religiosidades - Espiritismo
1176 palavras
5 páginas
O INÍCIO DO ESPIRITISMO O Espiritismo é uma doutrina de caráter científico-filosófico que foi estabelecida no século XIX, codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail (mais conhecido como Allan Kardec), que teve seus primeiros experimentos com o mundo dos espíritos durante estudos envolvendo o magnetismo. Neste mesmo período, Kardec realizou as sessões de “mesas girantes”, que consistia no movimento de mesas e outros objetos pesados, sem explicação física aparente. O interesse por esse e outros fenômenos, aprofundou seu interesse pelo mundo dos desencarnados, dando origem à obra “O Livro dos Espíritos”. O livro, que hoje fundamenta os ensinamentos do espiritismo, foi o primeiro passo de uma vida inteiramente dedicada ao conhecimento e à explicação dos fenômenos espíritas para o autor. Interessado em divulgar seus conhecimentos, Kardec criou a “Revue Spirite” (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espirituais. Tais meios foram eficazes para que a nova crença religiosa se espalhasse pela França, ganhando vários seguidores, sendo uma parte significativa deles parte das classes trabalhadoras que viviam a agitação da exploração da força de trabalho capitalista.
O ESPIRITISMO
Segundo a Doutrina, o Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do universo, dos homens, dos Espíritos e das leis que regem a vida. Revela ainda o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência e qual a razão da dor e do sofrimento. Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano.
Os pontos principais do Espiritismo:
• Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
• O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
• Além do