Josnei
Introdução
*O que é religiosidade?
É a busca por soluções para as coisas inexplicáveis e busca de consolo para seu sofrimento.
*O espiritismo foi fundado por Allan kardec que escreveu 5 livros nos quais a doutrina se baseia.
São eles: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
*A Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em conseqüências religiosas.
Princípios da Doutrina Espírita são Deus, que é a Inteligência Suprema, O Pai Criador; JESUS, que é Guia e Modelo, o Governador Espiritual do Planto Terrestre e KARDEC a Base Fundamental.
O que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento?
"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I)
Crenças Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote.