Religioes indígenas
A Religião indígena não pode ser considerada de menos importância do que outras. Ela responde a mesma necessidade, tem o mesmo papel de outras religiões, e portanto, pode ser considerada manifestação da vida religiosa.
As religiões indíginas são diferentes entre si, inclusive , há diferenças entre seus rituais, suas músicas e danças.
Suas religiões são profundamente marcadas pelos rituais, nos quais os mitos são revividos. Essas práticas caracterizam-se de entoação de cantos, uso de instrumentos musicais, ritos de defumação, incorporação , transe e uso de remédios feitos de ervas e plantas.
A idéia de Deus é compreendida como um ser natural , bondoso e pacífico. É visto como ser superior.
Há também religiões que acreditam num mundo espiritual povoado de divindades ( espíritos), são os espíritos dos ancestrais, das florestas e das ervas medicinais.
Os espíritos maus devem ser apaziguados e os bons devem ser convencidos a ajuda-los. Os nomes dados a divindades e aos espíritos variam de uma nação para a outra. Em algumas tribos o sol ou a névoa são considerados como manifestação do ser supremo ou das divindades. Contudo, cada nação entende “deus “ e o representa da forma como quer.
Os antepassados são preservados através da oralidade, e dessa forma passa-se de geração para geração . Nos costumes indígenas honrar os ancestrais é de extrema importância.
Algumas tribos como a tupi-gurani há existência de pajés ou xamãs que significa “ pai” . Aos pajés que se entregam a cura de doenças e transmissão de conhecimento para a tribo. A cura é feita através dos espíritos que provocam as doenças. Para a escolha de um pajé, em alguns casos, a explicação é a hereditariedade, ou seja, um pajé tem que ser descender de outro. Na tribo tupi-guarani o fator hereditário não é necessário, acredita-se que preciso ter o dom, que pé aprendido e desenvolvido dentro da tribo.
• Relação do Índio com a Terra
A relação do índio com a terra é de cunho religioso.