Religiões indígenas
Everton Martins RA-10030137 RARaphael Iatalece RA-08030635 RAWilliam Carlos Piccirino Lopes RA-10030170 RA-
Religiões Indígenas do Brasil
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.
Religiões Indígenas do Brasil
No Brasil existem várias tribos indígenas, dentre elas: - Guarani, também conhecida como Ava-Chiripa, AvaGuarani, Xiripa e Tupi-Guarani, localizada em São Paulo. A tribo Guarani acredita em um Deus superior, o “Deus Tupã”, pedindo proteção às pessoas e à natureza.
Religiões Indígenas do Brasil
- Ticuna, também conhecida como Tikuna e Tukuna, localizada no Amazonas. Até meados de 1940, os Ticunas ficaram sob o poder dos "patrões" seringalistas, cujo os quais controlavam todas as instituições políticoadministrativas e religiosas.
Religiões Indígenas do Brasil
- Enawenê-Nawê, também conhecida como Salumã, localizada no nordeste do Mato Grosso. Os Enawenê-Nawê são muito espiritualistas sendo que suas atividades econômicas são orientadas pelo calendário ritual, pois acreditam que há um outro tipo de vida após a morte.
Religiões Indígenas do Brasil
- Karajá, também conhecida como Xambioá, Karajá,
Chamboa, Chamboa, Ynã e Caraiauna, localizada em Goiás, Caraiauna, Mato Grosso, Pará e Tocantins. A religião Karajá é similar a "Católica" mais comparada por muitos como a "Maçônica" pelo fato de eles guardarem um segredo tudo que acontecem dentro da aldeia. A religião deles devem se a formação passada do avô para os netos, nessa formação é