Religiao monoteista
DISCIPLINA INTRODUCAO A TEOLOGIA
BRUNA REGO ORENGEL
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
BRAGANÇA-PA
2013
1 - INTRODUÇÃO
O escopo do presente trabalho é tão somente explicar de forma clara e concisa o que é Religião Monoteísta, quais são essas religiões e as principais características das mesmas.
Explicarei primeiramente o que vem a ser o monoteísmo, em seguida abordarei cada religião isoladamente e depois farei uma comparação mostrando no que são semelhantes, no que diferenciam e suas relações para finalmente concluir o trabalho.
Para começarmos a falar, a Religião Monoteísta é uma religião que acredita ou que crê na existência de um único Deus onde este é onipotente, onisciente e onipresente, tendo assim uma conduta perfeita a qual devemos adorar, seguir e prestar culto.
Entre as religiões monoteístas as que mais se destacam são: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
O Cristianismo é, sem dúvida, a que conta com maior número de fiéis e a que está mais difundida em todo o mundo e o Judaísmo é a mais antiga das religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis. Embora divirjam em importantes aspectos doutrinários, essas três vertentes permanecem irmanadas por sua crença no caráter divino da revelação de Jesus, na existência de um Deus único em três pessoas, iguais em natureza e dignidade, que criou o mundo do nada, e nos princípios essenciais da cristandade: amor a Deus sobre todas as coisas, traduzido necessariamente no amor ao próximo, e a fé na chegada do reino de Deus.
Nesse estudo falarei detalhadamente a doutrina dos três principais seguimentos religiosos monoteístas e seus costumes.
2 – JUDAÍSMO
O Judaísmo é a mais antiga das três religiões monoteístas principais. Ela surgiu da religião mosaica e tem ramificações, porém defende um conjunto de doutrinas na qual sua principal característica é a crença no Deus único e criador chamado "Adonai" (YHWH) a qual elegeu Israel como povo para receber a