Religi O X Violencia
Opções:
O filme Promessas de um Novo Mundo, retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém, separados por diferenças religiosas.
Documentário Santo Forte: Eduardo Coutinho entrevista moradores de uma favela do Rio de Janeiro. Entrevistados falam sobre suas crenças e religiosidade.
Resposta: Tirando como exemplo, um dos filmes propostos, " Promessas de um mundo novo" que mostra os conflitos que ocorrem no Oriente Médio, duas questões importantes são levantadas: A primeira é a questão do ódio que os países do Oriente Médio têm uns pelos outros. Passam-se gerações através de gerações e as coisas não mudam e estão bem longe de acabar, lembrando que esse conflito começou há muitos anos e prossegue até os dias atuais. A segunda questão é a narração de duas crianças (uma é Árabe, a outra é Israelense), contando detalhadamente a cultura e ideologia dos países nos quais vivem e que morrem de medo de saírem na rua com medo de ocorrer outra guerra, que embora o exército seja treinado constantemente, a fobia dessas pessoas é muito grande. O documentário marca a distinção entre esses dois grupos, mostrando uma hostilidade mútua que eles criam entre si. Muitas vezes irracional, pois quando crianças palestinas se encontraram com crianças israelenses acabaram tornando-se amigas. Outro exemplo de filme que mostra essa intolerância religiosa com atos de violência é a produção " Timbuktu ". O filme conta a história de uma tragédia. Uma família é afeitada pelo radicalismo de rebeldes islâmicos que tomaram o poder da cidade do Mali. Grupos fundamentalistas islâmicos se apoderam da cidade por oito meses, impondo leis extremistas e proibindo inúmeras coisas, entre elas, qualquer tipo de música. Além de destruírem monumentos e instaurarem o medo nos habitantes. Sua presença provocou fugas,