RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pelo professor mestre Evimael Teixeira.
Cacoal – RO
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Revisão de Literatura 5
CONCLUSÃO 11
INTRODUÇÃO
No cenário da economia global, pode-se observar um constante aumento da competitividade nos diversos ramos de atividade, negócio ou investimento. Gonçalves e Baptista (2011, p. 6) descreve: “No mundo moderno, as entidades [...] desempenham papel fundamental como catalisadores do processo de desenvolvimento econômico e social, delas dependendo toda sociedade (investidores, financiadores, etc.)”. No que se refere à área de investimentos, por exemplo, o essencial para os investidores, empresas é descobrir qual é a melhor opção de investimento. Uma grande ferramenta para auxiliar a escolha dessa opção é a contabilidade. “A contabilidade [...] consegue monitorar e controlar os atos e fatos que interferem nas situações patrimonial, financeira e econômica das entidades” (CRUZ; ANDRICH; SCHIER, 2012 p.32).
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Resolução n.º 774, de 16.12.1994, item 1.4, a contabilidade tem por objetivo:
O objetivo cientifico da contabilidade manifesta-se na correta manifestação do patrimônio e na apreensão e analise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sob aspectos de natureza econômica, financeira, e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expresso sob a forma de relatos, pareceres, tabelas e outros meios.
O fato é que a informação contábil é uma das variáveis mais importantes para o