Releitura da violência em busca da paz
Izabel Cristina Pereira da Rocha1
RESUMO
O presente trabalho trata-se de um projeto desenvolvido com vinte alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE, cujo objetivo principal consistia em despertar nos estudantes uma consciência para uma cultura de paz e bem-estar social, tendo como referencial teórico o pensamento educacional freireano, aliado a releitura de textos jornalísticos selecionados pelos estudantes. Resultando num trabalho calcado na pesquisa e desenvolvimento de ações pedagógicas focadas na temática de uma Educação para a paz.
Palavras-chaves: Educação; Cultura de Paz; Direitos Humanos.
INTRODUÇÃO O século XX foi marcado por conflitos ideológicos e luta pelo poder à nível mundial, tais confrontos resultaram em guerras violentas e destruição. O pós-guerra criou espaço para o debate, reconstrução e reflexão de um mundo mais tolerante e que garanta universalmente os direitos humanos, legitimado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, nas Organizações das Nações Unidas, em 1948. Neste contexto, a Educação é compreendida como o principal meio de formação para um paradigma educacional voltado para a ética, para uma cultura de paz e respeito mútuo, preparando, desta forma, o homem para a aldeia global, com o advento da internet e redes sociais.
A proposta pedagógica da educação para a paz revela-se, nesse contexto, uma ação internacional voltada a orientar o conteúdo das práticas educacionais, no sentido de fomentar a formação de gerações orientadas por valores como dignidade, respeito, tolerância e igualdade. Desenvolvida no âmbito da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) [...] (CAMPOS, J.; CORREIA, T., 2008, p.3989)
Em Pedagogia do Oprimido, Freire pontua que cada sociedade possui em seu âmago temas geradores caracterizados pelo local e época específicos, e que necessitam