A pesquisa nas ciencias sociais: Desafios e Perspectivas
emancipação
NAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Odária Battini 1
RESUMO
Este texto aborda o debate contemporâneo sobre a pesquisa social, apontando a pluralidade de concepções que incidem na produção de conhecimentos e os seus sentidos ético-políticos. As referências indicadas pavimentam a compreensão dos fenômenos que movem a sociedade do capital e direcionam consciências, poder, relações, interesses, práticas macro e micro-societárias. Contaminam modos de apreender o real e de produzir conhecimentos, pela via da pesquisa. Além das referências teórico-metodológicas, a reflexão recai na análise da conjuntura atual, evidenciando expressões diversas de definição dos objetos de investigação e os desafios postos aos pesquisadores para dar respostas que subsidiem práticas emancipatórias para a superação da barbárie social, produzida na conflituosa relação capital e trabalho.
PALAVRAS-CHAVE produção de conhecimento, atitude investigativa, pesquisa qualitativa, desafios para a pesquisa social
1
Professora do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em
Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tema da palestra proferida na II
Jornada Científica de Pesquisa Social. Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG, sobre a temática Trabalho, Diretos e Cidadania. Paraná/Brasil. Outubro de 2002.
Battini, Odária.
A pesquisa nas Ciências Sociais: desafios e perspectivas
A pesquisa nas ciências sociais
Muito recentemente, no âmbito da produção de conhecimentos, especialmente nas décadas de 1960/1970, a emergência de movimentos libertários e a releitura da realidade trouxeram novas questões e renovaram o interesse crítico da sociedade contemporânea. Aprofundavase a crise dos padrões de acumulação capitalista; evidenciava-se com maior força a incapacidade do modelo neoliberal de sustentação da igualdade, do acesso aos bens e do asseguramento da cidadania;