Relações interpessoais
Uma vez sendo identificado a existência de conflito, é importante saber administrá-lo para que o gerente tome vantagem da situação existente, gerando assim, um ambiente que favoreça o crescimento tanto pessoal quanto organizacional. Existem muitas formas de administrar um conflito uma vez que sua existência tenha sido identificada. Abaixo, seguem 9 técnicas de administração de conflitos diferentes.
Resolução de Problemas: Muitas vezes um conflito pode desenrolar-se por semanas e até meses sem uma solução por que os envolvidos não conseguem por si mesmos ter um diálogo franco e aberto para colocar os pontos que estão originando o conflito. Esta técnica envolve provocar o encontro entre as partes conflitantes, com o objetivo de colocar à mesa, o problema e através de uma conversa franca, aberta, tentar chegar a uma solução.
Metas Superordenadas: O objetivo desta técnica é criar uma situação em que ambas as partes precisam cooperar para atingir uma meta comum. Cria-se uma meta que ambas as partes precisam ajudar-se mutuamente para atingi-la. Caso não haja esta cooperação, não será possível alcançar os objetivos propostos. Esta técnica é muito interessante porque obriga os envolvidos em um conflito a fazer um esforço adicional para compreender um ao outro, conversar entre si e chegar um denominador comum, trabalharem em parceria para que os resultados almejados, agora por ambos, sejam alcançados.
Expansão de Recursos: A expansão de recursos pode gerar uma situação em que ambos os lados em conflito vençam. Esta situação funciona quando o conflito for causado por escassez de dinheiro, limitação de espaço físico, ou mesmo oportunidades de promoção. A falta de recursos e equipamentos limitados ou inadequados trazem aborrecimentos aos funcionários e geram um impacto negativo no desempenho e produtividade, além de afetar também o moral. É o caso que ocorreu em um escritório. A impressora vivia dando problemas.