Disertação
O QUE É DISSERTAR?
Leia os três textos:
1. O relógio “era uma enorme cebola de ouro, suíço, pedras preciosas nos ponteiros, o tampo em filigranas, uma joia, uma antiguidade, uma relíquia, uma preciosidade”. (FESTER, Ribeiro. O Relógio do avô)
Trata-se de uma descrição de um relógio.
2. “Tinha 6 ou 7 anos, nunca se lembrou bem. Foi até o criado-mudo, a pedido do pai, apanhar o relógio. Relógio do avô... No ato de pegar, deixou-o cair. Relógio quebrado. Surra. Uma surra violentíssima, inesquecível”. (FESTER, Ribeiro. O Relógio do avô)
Trata-se de uma narração de um fato relacionado a um relógio.
3. “O homem ocidental civilizado vive em um mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas de uvas. E, pelo simples fato de que, se não houvesse um meio para marcar as horas com exatidão, o capitalismo industrial nunca poderia ter se desenvolvido, nem teria continuado a explorar os trabalhadores, o relógio representa um elemento de ditadura mecânica na vida do homem moderno, mais poderosos do que qualquer outro explorador isolado ou do que qualquer outra máquina.” (WOODCOCK, George. A ditadura do relógio)
Trata-se de uma dissertação, pois o autor expõe ideias a respeito da influencia do relógio na vida do homem.
Observe que no terceiro texto não se descreveu nada, nem se contou nenhum fato. O autor apenas expôs suas ideias a respeito de um determinado assunto. O texto é um trecho de uma dissertação.
Dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de determinada ideia.
A