Relações interpessoais
[pic]
Pós-Graduação
Curso: Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. 8
Disciplina: Integração e Relações Interpessoais Professora: Fabíola de Bona Sartor, Mestre
E-mail: fabioladebona@ig.com.br
2012/1
Apresentação
Fabíola de Bona Sartor, professora da disciplina de Integração e Relações Interpessoais, nascida e residente da cidade de Florianópolis, bacharel em Direito pela Univali e Ciências Econômicas pela UFSC, com especialização em Sistemas de Informação - UFSC e mestrado em Administração - UFSC. Funcionária pública estadual, atuando no setor financeiro. Professora universitária há 10 anos, ministrando disciplinas nas diversas áreas de formação acadêmica.
Falar na importância da disciplina de Integração e Relações Interpessoais nos cursos de pós-graduação, nas empresas, na vida, é falar que as mudanças ocorreram e diariamente estão acontecendo, e mostrar que o ser humano simboliza importante ferramenta na Era da Informação em que vivemos é extremamente relevante, sendo como agente de mudança e não mero expectador nas relações humanas.
Com essa disciplina sendo aplicada nos diversos cursos de pós-graduação, acredita-se que o profissional esteja preparado para administrar a organização, o setor, a escola, a sala de aula, com maior capacidade, fazendo parcerias com as demais pessoas, extraindo suas informações, capacidades, conhecimentos e aplicações no dia-a-dia, interagindo com os demais agentes.
Vale lembrar que as empresas estão alterando seus conceitos e práticas gerenciais, ao invés de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Ao invés de investirem diretamente nos clientes, estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. Sendo assim, as pessoas passam a constituir elemento básico de sucesso de uma organização.