Relações interpessoais
Foi através das relações interpessoais que os seres humanos evoluíram desde os seus primeiros momentos de existência. Nos dias de hoje a comunicação é indispensável, daí eu ter escolhido fazer este trabalho. Existem vários tipos de comunicação, desde o desenho, escrita, sons, fala ou por gestos ou sinais que um dos exemplos são os de fumo que começaram a ser usados no início da nossa espécie. Actualmente, este tema já é aprofundado nas escolas principalmente no curso de línguas e humanidades no secundário, mais propriamente na disciplina de Psicologia.
Objectivos
Neste trabalho tentarei explicar o que são estas relações que se dividem em impressões (que está relacionado com os indícios físicos, verbais, não-verbais e comportamentais), expectativas, atitudes (cognitivas, afectivas e comportamentais) e por fim as representações sociais. Não estou muito a par do que se pensa sobre este assunto, apenas tenho uma noção e tentarei assim aprofundar os meus conhecimentos nesta área e também os de quem ler este trabalho.
Relações Interpessoais
Estas são relações que são geradas entre a nossa pessoa e outro indivíduo ou grupo que caracterizam cada um de nós. Tudo isto se baseia na comunicação em que há um emissor que transmite uma mensagem ao receptor.
O significado da palavra cognição que se originou por uma palavra latina é conhecer. É a maneira como vemos os outros, como nos vemos e conhecemos. As impressões, expectativas, atitudes e representações sociais são processos de cognição social, porque em todos estes processos há que conhecermo-nos e também os outros.
Impressões
No início deste tipo de relacionamento, as pessoas não se conhecem de um momento para o outro, apenas têm impressões que são pequenas informações que são obtidas de alguma forma e que nos fazem pensar que a outra pessoa é por exemplo sensível. Essas impressões podem ter 4 indícios: física, verbal, não-verbal ou através do comportamento. Pela parte física da outra