Relações interpessoais
Rosemar Barcellos Thies
Acadêmica Administração , pelo Centro Franciscano , Santa Maria/RS – e-mail: rose.thies@hotmail.com
RESUMO
O mercado está em constante mudanças. Os produtos são “ quase “ todos iguais, mudam em pequenos detalhes ; sem contar as facilidades de compras: virtual, preço, entrega; porém para sair na frente da concorrência é necessário saber atender bem o cliente; este será o diferencial básico na conquista.
Um bom dia, acompanhado de um sorriso amigável, ser receptivo, alegre e gentil, tratar os clientes pelo nome, sempre aproxima o cliente e não custa nada fazendo uma grande diferença. Porém sua conquista envolve muito mais que estes gestos. É preciso entender o cliente, compartilhar de seus sonhos , desejos e anseios , isto é muito mais do que atender, é buscar o relacionamentos duradouro com os clientes. Para conquistar o cliente é preciso encantá-lo. Um cliente encantado sorri, agradece e elogia, se mantém um cliente fiel. Lembre-se como você sentiu-se na última vez que obteve um mau serviço.Se você decidiu nunca mais voltar a fazer compras naquele lugar, quanto você imagina que custou àquela empresa não tê-lo satisfeito e mantido como cliente?
1 - INTRODUÇÃO
Só sobreviverão as empresas que estiverem verdadeiramente voltadas para os clientes, vivendo visceralmente a sua relação de negócios como equipe, pois de nada adianta um funcionário destacar-se e os demais estragarem este encantamento. É preciso compreender, porém que o sucesso de uma empresa no atual mercado exige novos componentes de diferenciação. É preciso assumir riscos e compreender que o sucesso significa mais do que apenas deixar os clientes impressionados e ou satisfeitos. Isto porque mesmo estando satisfeitos, os clientes podem procurar a concorrência atraídos pela mais recente oferta anunciada. Além disso clientes impressionados podem mostrar-se igualmente infiéis: é sempre mais