As oportunidades estão aqui
O IBGE acaba de divulgar que o desemprego no Brasil teve a menor taxa para o mês de julho desde que o índice foi criado, em 2002. A taxa de desemprego chegou a 6,9%, contra 8% em julho do ano passado, e o instituto acredita ainda que, se ela continuar nesse ritmo, deve registrar recorde de baixas mensais até o fim de 2010.
Enquanto isso, a economia americana deu sinais de desaceleração no 2º trimestre. O crescimento econômico da maior potência do mundo foi revisado de 2,4% para 1,6% no período, e o número mostra também desaceleração em relação aos três primeiros meses do ano: o crescimento foi revisado de 2,7% para 3,7%.
É claro que não desejamos a recessão da economia americana, nem de nenhum outro país. É interessante, porém, ver como o Brasil tem crescido, tem aprendido a ser mais independente e se tornado atraente para a economia mundial. Além disso, já é possível verificar que muitos profissionais, em vez de alçarem voo para outros países, em busca de melhores oportunidades, optam cada vez mais por ficar aqui.
Aliás, vale destacar que não são apenas os brasileiros que estão mais otimistas em relação a oportunidades de carreira no Brasil; o número de estrangeiros que imigram para o País é cada vez maior. No primeiro semestre deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu 22.188 autorizações de trabalho a estrangeiros. Destas, 20.760 são temporárias e 1.428 permanentes, o que representa um aumento de 18,85% em relação ao mesmo período de 2009. Dentre as autorizações permanentes, foram concedidas 711 para administradores, diretores, gerentes e executivos com poderes de gestão. Já os investidores pessoa física somam 431 autorizações entre janeiro e junho deste ano.
O Ministério do Trabalho divulgou ainda que o