Relações Internacionais na Russia
1. A RÚSSIA
A Rússia vem se firmando no cenário internacional e dentre seus principais colaboradores para esse acontecimento, destaca-se Vladimir Putin, atual presidente russo. Vladimir assumiu a responsabilidade de fortalecer as instituições democráticas e continuar as reformas estruturais da economia a fim de construir um país mais seguro, justo e atraente para residir nele.
Os avanços da economia russa foram reconhecidos pela comunidade internacional: a Rússia tornou-se um membro do G-8 e o país recebeu o status de economia de mercado pelos EUA, União Europeia e vários outros países. As reformas sociais removeram as razões para confrontações políticas e ideológicas com os outros países, deram à Rússia a oportunidade de se unir ao sistema econômico mundial e contribuir significativamente para o desenvolvimento das relações entre as nações do mundo.
Dentro das conquistas importantes do Governo Putin destaca-se também que foi evitada a desintegração do país e impedidos o caos e a guerra civil; começou a se formar a estrutura do verdadeiro Estado federal, com um lugar digno na comunidade internacional. Com todas essas conquistas, somadas a adesão no BRICS e à OMC, a Rússia, hoje tem a necessidade de uma representação internacional a altura de sua importância. A Rússia tem como um dos principais objetivos de sua política externa a contenção da OTAN e uma forte represaria ao sistema de misseis “defensivos” iniciado por Clinton. O posicionamento russo em prol de países como o Iran reforça sua política de contenção da OTAN.
2. FACULDADES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
2.1) Saint Petersburg State University
É a principal faculdade para estudos de relações internacionais. A universidade foi fundada em 1899, mas a grande inauguração foi em 1902. A partir de 1950, o instituto passou a ser aberto para estudantes internacionais.
A universidade tem um programa educacional inovador, no sentido de estudar