Relações Harmônicas e Desarmônicas
Relações Harmônicas e Desarmônicas
Colônias
Colônia é um agrupamento de indivíduos da mesma espécie anatomicamente unidos e pode ser:
Homotípica, homeomorfa ou isomorfa - não há diferenças morfológicas entre seus membros, nem divisão de trabalho; ocorre em protozoários, algas e corais;
Heterotípica, heteromorfa ou polimorfa - há diferenciação e divisão de trabalho entre os indivíduos; um exemplo é a caravela (cnidários).
Sociedades
Sociedade é um agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie. É comum entre os insetos sociais (formigas, cupins e várias espécies de abelhas e vespas), os castores, os gorilas e a espécie humana. Entre os insetos sociais, a divisão de trabalho é tão grande que o corpo dos indivíduos está modificado e adaptado de acordo com as funções que realizam. O resultado dessa extrema especialização é a existência, na mesma espécie, de grupos de indivíduos com características diferentes, fenômeno chamado de polimorfismo morfológico; cada grupo diferente forma uma casta. É uma relação harmônica.
Comensalismo
Quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra, essa interação é chamada de comensalismo.
Durante a história da ecologia, algumas formas de comensalismo foram estudadas à parte, chegando a possuir outra denominação. Com exemplo, temos a foresia, tipo de comensalismo onde uma espécie transporta a outra; o inquilinismo, quando uma espécie usa a outra como abrigo; epifitismo, quando uma espécie usa uma planta como suporte para fixação e epizoísmo quando uma espécie usa um animal como suporte de fixação.
Mutualismo
No mutualismo, dois seres de espécies diferentes estão intimamente associados, vivendo um no corpo do outro e realizando trocas de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos. Essa dependência é de tal ordem que a vida em separado é impossível.
Alguns autores também denominam essa associação de