relações desarmônicas e harmônicas
As Relações Desarmônicas são as que trazem prejuízos para uma das partes envolvidas. Estas relações ocorrem tanto entre indivíduos da mesma espécie (intraespecíficas) quanto entre indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas). As relações desarmônicas são de grande importância para o contexto ecológico, uma vez que são as responsáveis diretas pelo estabelecimento do equilíbrio nos ecossistemas e o controle das populações que coabitam o mesmo biótopo.
As relações desarmônicas intraespecíficas conhecidas são: canibalismo e competição intraespecífica.
CANIBALISMO.
Tipo de predatismo que ocorre entre indivíduos da mesma espécie, ou seja, predador e presa são da mesma espécie.
Exemplo: Louva-a-deus – É hábito comum as fêmeas devorarem os machos numa luta que antecede a cópula.
COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA.
Tipo de relação onde indivíduos da mesma espécie lutam entre si por diversos fatores. Dentre os principais fatores podemos citar: parceiro reprodutivo, domínio do território, alimento, habitat, defesa da prole, disponibilidade de água, de luz, de nutrientes, etc.
Exemplo: Galináceos – Entre as galinhas o fenômeno da territorialidade também indica a competição. Num galinheiro, normalmente apenas um macho tem o controle. Quando um novo macho é introduzido no galinheiro há uma luta pelo domínio. A luta muitas vezes é fatal para um dos machos.
3.1 MUTUALISMO E PROTOCOOPERAÇÃO
Mutualismo e Protocooperação são relações harmônicas interespecíficas.
MUTUALISMO.
O mutualismo caracteriza-se como uma relação entre dois indivíduos de espécies diferentes que vivem obrigatoriamente juntos, ajudando-se mutuamente. No mutualismo as duas espécies tiram proveito da relação, de tal forma que, quando separadas, são incapazes de viver individualmente.
Exemplo: Liquens – os liquens são associações mutualísticas entre uma alga microscópica e um fungo. Na relação a alga funciona como um organismo autótrofo, capaz de produzir,