Relações ecologicas
Trabalho de Biologia
Luziânia, Junho de 2012.
Identificação
Colégio Estadual Cônego Ramiro
Professor: Marilange
Aluno (a): Leuriany Fernandes Coelho de Albuquerque
Série: 3° ano do E.M. Turma: “A”
Turno: Noturno
Introdução
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intra-específicas ou homo típicos. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas. É definido como desequilíbrio ambiental qualquer alteração que ocorre em um ou mais elemento do ambiente. Diversos desequilíbrios acontecem atualmente, sendo classificados entre Naturais e Não-naturais. Os Desequilíbrios Ambientais Naturais são caracterizados pela ação da própria na natureza, ou seja, independentemente da ação ou reação humana, eles irão acontecer. Os Desequilíbrios Ambientais Não-naturais tem relação direta com os seres humanos, pois ocorrem em decorrência da ação humana no ambiente.
Desenvolvimento
Relações intra-específicas harmônicas
Sociedades
As sociedades são associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não