Relações Ecologicas
Relações Hârmonicas Intra-especificas: Sociedade: Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si por meio da divisão de trabalho e se encontram anatomicamente separados. Ex.: cupins, abelhas, seres humanos.
Colônia: Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si. Pode haver diferenças morfológicas entre os membros e divisão de trabalho (colônias polimorfas) ou não (colônias isomorfas). Ex.: alga Volvox e corais, respectivamente. Gregorismo: Ex: lobos, agrupam-se com um fim expecifico, geralmente a caça, durante os meses de invernio. Conseguindo o objetico voltam a se separar.
Relações Desarmonicas Intra-especificas: Competição: É a competição entre seres da mesma espécie, que rivalizam por alimento e território. Canibalismo: O canibalismo é a relação entre indivíduos da mesma espécie, onde um dos seres mata e come outro indivíduo de sua espécie. Temos como exemplo os ratos que praticam o canibalismo geralmente por causa da falta de espaço.
Relações Harmônicas Interespecificas: Mutualismo: O mutualismo caracteriza-se como uma relação entre dois indivíduos de espécies diferentes que vivem obrigatoriamente juntos, ajudando-se mutuamente. No mutualismo as duas espécies tiram proveito da relação, de tal forma que, quando separadas, são incapazes de viver individualmente. Protocooperação ou Sinfia: A Protocooperação é uma relação harmônica bastante semelhante ao mutualismo, pois os dois envolvidos beneficiam-se. A diferença para o mutualismo está na questão da