Relação Professor x Aluno
_________________________
RESUMO
Este artigo analisa a relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem na dimensão, abstrato concreto, buscando principalmente entender que ensinar é uma vocação de amizade, amor, dedicação e acima de tudo, doação. Atualmente o descaso pelo ato de lecionar e aprender é um problema que atinge a maioria das salas de aula, onde o relacionamento entre professores e alunos tornou-se um problema latente. Será que as escolas dão a devida atenção para desenvolver no aluno as potencialidades interiores que possuem latentes em seu interior? O professor não deve se vangloriar dos méritos de sua aula expositiva, pois não há educação nenhuma em assistir a aulas, tomar notas e ser avaliado no final de um determinado período. Este processo, chamado de instrução ou transmissão de conhecimento poderia facilmente ser aplicado pela eletrônica sem maiores problemas. O processo de ensino vai além da exposição dos conteúdos, vão de encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e necessidades.
Palavras-chave: Crítica, professor - aluno, relações pessoais, ensino/aprendizagem, abstrato/concreto.
1 INTRODUÇÃO
No processo ensino-aprendizagem alunos e professores deparam-se frente à frente e ambos participam da mesma aventura que fará dos primeiros homens espiritualmente adultos. O professor dá a palavra ao aluno para que este pronuncie o essencial, resulta daí que o principal não é o ensino, mas a aprendizagem. É acima de tudo, uma relação de ordem pessoal e humana, cujo sentido varia de acordo com a idade e a personalidade dos que nela estão envolvidos.
O presente artigo analisa como o abstrato-concreto se dá na relação professor-aluno, buscando fundamentalmente entender que ensinar é uma vocação de amizade, amor, dedicação e acima de tudo, doação.
As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização