Relação professor x aluno
A relação professor x aluno, teria que ser a mais amigável possível. Mas muitas vezes, não é isso o que acontece.
Problemas como o autoritarismo ¹, desmotivação do profissional² e a base que os alunos recebem em casa³, são os maiores motivos para uma relação conturbada entre eles.
O autoritarismo ¹ é algo muito arcaico, proveniente do nazismo, fascismo e guerras mundiais. Alguns exemplos de autoritarismo na escola, são as palmatórias, a prática de colocar o aluno ajoelhado no milho e orelhas de burro. Com o passar do tempo, essas técnicas foram sendo abolidas, e a postura do professor dentro da sala de aula foi se modificando. Alguns continuaram exercendo sua "superioridade" de outras maneiras. Muitas vezes, o espírito dominador do mestre, deixa os alunos com medo e receosos até mesmo de fazerem perguntas e esclarecerem dúvidas. Pode acontecer do educador ser tão enérgico, que não deixe o aluno formar sua própria opinião e ter um senso crítico.
“O professor não apenas transmite informação ou faz perguntas, mas também ouve os alunos. deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas. O trabalho docente nunca é unidirecional. As respostas e as opiniões dos alunos mostram como eles estão reagindo à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos. Servem também para diagnosticar as causas que dão origem a essas dificuldades. (Libaneo, 1994, p.250).
Já, a desmotivação² do professor em sala de aula, pode ter vários motivos. A falta de respeito dos alunos perante o profissional de educação pode ser considerado a principal razão. O excesso de carga horária e o baixo salário também são causas pela desmotivação do professor.
A educação que a criança recebe em casa³ é fundamental para um bom convívio na escola. Presenciando brigas e xingamentos entre os pais, eles costumam reproduzir tudo aquilo que viram, dentro de sala de aula, muitas vezes