Relação família escola
O presente texto tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola. Ele resulta de observações realizadas durante o período de estágio e enfatiza a importância da família no processo e ensino a aprendizagem na vida da criança na escola.
Se a parceria entre família e a escola for formada desde os primeiros passos da criança todos terão muito a lucrar. A criança que estiver bem vai melhorar e aquela que estiver problemas receberá ajuda tanto da escola quanto dos pais para superá-los.
A escola tem como função principal formar o cidadão, mas não poderá cumprir este papel fora do grupo social, a família.
O comprometimento da família, dar maior rendimento ao aluno, porém o que vem caracterizando esta geração de pais é a transferência total de suas responsabilidades para a escola.
A família precisa viver a escola de seus filhos, exercendo suas competências, somente assim, a família terá a escola que deseja.
TEMA:
Relação Família/escola
DELIMITAÇÃO:
O papel da família no processo ensino-aprendizagem da criança, na Escola Estadual Princesa Isabel.
PROBLEMA:
Os pais serão capazes de acompanhar seus filhos no decorrer dos estudos de modo a orientá-los?
Qual é o papel da escola nas condições para um bom desempenho do aluno?
Como um relacionamento amigável entre pais e professores serve para trabalhar na formação do aluno?
HIPÓTESES:
Existe a possibilidade que os pais estejam aptos em participar do processo escolar de seus filhos, desde que estejam conscientes da importância da família neste processo.
A escola propicia condições de aprendizagem para alunos, porquanto demostra metodologias e atividades diferenciadas para extrair do aluno a vontade de aprender.
É possível um contato harmonioso entre pais e professores desde de que a escola se interesse em organizar reuniões ou clubes de pais e mestres para juntos discutirem a melhor forma pedagógica de