relação escola-familia
As famílias da classe média sempre praticaram uma outra forma de colaboração: o apoio ao estudo, em casa. Essas famílias apoiam os filhos na realização dos trabalhos de casa e no estudo, recorrendo, muitas vezes, a professores particulares. Nos jardins-de-infância e nas escolas do ensino básico, começa a ser vulgar a participação dos pais em atividades escolares, do tipo de festas, comemorações e visitas de estudo.
A família e a escola deveriam estar sempre em sintonia, juntas seria mais fácil atingir o objetivo pretendido, pois um melhor futuro para os alunos é, automaticamente, para toda a sociedade.
"É preciso toda a aldeia para educar uma criança", nos ensinaram os sábios educadores de Nampula, Moçambique.
A relação escola - família é muito importante, pois esta ajuda a que a criança tenha um desenvolvimento harmonioso e saudável. Assim, é muito importante que ao longo do ano exista comunicação e partilha de vivências de ambas as partes.
A existência de um bom trabalho com os pais é de grande importância, uma vez que a escola é a continuidade da família, e para que a criança se desenvolva da melhor forma, é necessário haver uma partilha de momentos e situações de ambas as partes.
O envolvimento dos pais nas escolas produz efeitos positivos tanto nos pais como nos professores, nas escolas e nas comunidades locais. Os pais que colaboram habitualmente com a escola ficam mais motivados para se envolverem em processos de atualização e reconversão profissional e melhoram a sua autoestima como pais.
O envolvimento parental traz, também, benefícios