Relação entre a massa da semente e do embrião de macauba
.BRÁCTEAS: Na segunda flor do video, verifica-se claramente a presença das Brácteas que são pequenas estruturas foliáceas associadas às inflorescências das Angiospermas. Têm origem foliar e sua principal função é a de originar a inflorescência ou as flores que assim se originaram posteriormente.
.SÉPALA: Já na terceira flor no vídeo mostra não tão evidente a presença das sépalas que são peças constituintes da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese, tornando o processo mais seguro para a planta.
.PÉTALA: Quando a primeira flor do vídeo desabrocha verifica-se claramente as Pétalas que são são peças constituintes da flor, situadas no seu verticilo protetor mais interno. São estruturas normalmente membranáceas, amplas, coloridas e têm muitas funções, entre as quais a atração de polinizadores para facilitar a reprodução da planta.
[pic]
.ESTAMES: Verifica-se a presença de seis estames na maioria das flores do vídeo, se tornando mais evidentemente na quarta flor. O estame é o órgão masculino das plantas que produzem flores: Angiospermas (fanerógamas). A maioria das flores possui seis estames em sua constituição.
.CARPELO: Presente em todas as Angiospermas, sendo a estrutura fundamental do pistilo, ou gineceu. Os carpelos são, anatomicamente, folhas modificadas que fecham-se sobre os óvulos, formando o ovário das flores. É muito comum haver um prolongamento do carpelo no ápice do ovário, formando o estilete (responsável pela condução do tubo polínico ao ovário) e o estigma (responsável pela recepção do grão de pólen). Após a fecundação dos óvulos, o carpelo desenvolve-se para formar um fruto encerrando esse processo floral.
Aluno: carlos machado , Graduando 3°periodo de Ciências Biológicas Bacharelado–
Professora: