Casos concretos
Texto:
Polícia deve demorar dois dias para incinerar 8 t de drogas em MS
Maior queima do ano no estado está sendo realizada em Ponta Porã.
Somente este ano, PF já destruiu no município 18 t de entorpecentes.
A Polícia Federal de Ponta Porã, cidade a 346 quilômetros de Campo Grande, iniciou na manhã desta quinta-feira (4), a maior incineração de drogas este ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com a unidade, serão queimadas 8,1 toneladas de entorpecentes e a previsão é que o trabalho seja concluído somente nesta sexta-feira (5).
Segundo a PF, cerca de 10 agentes participam da incineração. Estão sendo destruídas 8,1 toneladas de maconha e 57 quilos de cocaína. Essa é a quarta queima de entorpecentes feita pela unidade somente este ano no município, totalizando a destruição de 18 toneladas de drogas.
Fonte: http://www.globo.com acesso em 5/8/2011
Predomina no texto a função da linguagem que se denomina:
A) Fática
B) Conativa
C) Referencial
D) Emotiva
|QUESTÃO 2 |
Texto:
Dilma corre risco na política
A instabilidade política começa a ser uma marca deste primeiro ano do governo Dilma Rousseff. O efeito mais danoso é paralisar a ação administrativa ou deixá-la em ritmo de tartaruga.
Dilma fez trocas em quatro ministérios importantes em menos de oito meses de governo. É uma performance ruim. A cada troca de ministro, o presidente de plantão sempre gasta uma energia tremenda para tratar do assunto. Precisa consultar aliados, driblar lobbies por candidatos à vaga e tourear partidos querendo ocupar mais espaço.
Para um primeiro ano de governo, no qual a regra é o presidente ter um cacife político que lhe dá certo sossego na relação com