Peter drucker
Nascido em 1909 na Áustria, licenciou-se em Direito, mudou-se para os Estados Unidos da América, posteriormente naturalizou-se norte-americano.
Com uma carreira longa e fértil, Peter Drucker é considerado como o grande teórico da moderna gestão de empresas.
Defendia que a organização em larga escala das empresas modernas constitui um dos mais importantes marcos da história humana, tendo desenvolvido uma dos conceitos mais inovadores em gestão: a gestão por objectivos.
eficiência E eficácia
Para o estudioso Peter Drucker:
eficiência consiste em fazer certo as coisas.
eficácia em fazer as coisas certas.
EXEMPLO - imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito.
O segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala.
Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso.
A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado.
“Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial) e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009)
Eficiência e eficácia são termos usados na administração para indicar o grau de desempenho de uma organização em relação ao objetivo alcançado. Pode-se dizer que a eficácia indica a