Relação entre linguagem e análise de imagens produzidas em diversas mídias
362 palavras
2 páginas
Relação entre linguagem e análise de imagens produzidas em diversas mídiasÉ uma reflexão das plataformas atuais da comunicação e o papel de protagonista do receptor na atualidade. Os meios de comunicação agora sujeitam-se a participação, colaboração e interação do público, por conta das novas tecnologias que vêm alterando o processo e a forma de comunicar e também expande o poder de cada sujeito integrante da sociedade de participar, interagir e influenciar. O que nos leva a uma pergunta: qual o impacto das tecnologias digitais sobre a sociedade?
Primeiramente, entende-se por mídia um conjunto de informações, não o meio material em que é transmitida, como por exemplo a TV. Hoje, as mídias podem ser traduzidas, manipuladas, armazenadas, reproduzidas e distribuídas digitalmente e não podem mais ser dissociadas dos espaço em que habitamos. Os próprios usuários são os produtores. Estamos em uma nova era da comunicação, em um mundo altamente conectado que, segundo Deuze, estamos vivendo na mídia, não com ela, o que quer dizer que passamos tanto tempo usando a mídia que já virou um hábito, do qual não nos damos conta que nos dominou. Um grande exemplo são as mídias sociais, como Facebook e Youtube, espaços públicos onde se registram coisas em tempo real.
O conteúdo televisivo, em sua maioria, é um espetáculo que serve para seduzir um público, servindo como espelho para moldar seus valores, suas identidades, fazendo esse mesmo público acreditar na realidade fora inventada. Um reflexo disso é como as pessoas são ignorantes, a acreditarem no que assistem sem nem ao menos questionar ou recorrer a outras referências para poder tirar suas próprias conclusões. Hoje em dia podemos ler tudo o que quisermos, porque os limites não são mais econômicos. As informações são ubíquas, pois quando você põe alguma coisa na internet, está disponível em todo lugar, existe a interconexão de pessoa com o conteúdo/informação. A nossa realidade é construída por nós mesmos, cabe a cada um