Relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Módulo: 4 Atividade: 2
Título: Relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Com esta atividade vamos analisar a relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis. Além disso, evidenciar a diferença entre ambos e, através de cálculos, demonstrar qual a melhor opção para compra de um automóvel: se é mais rentável paga-lo à vista ou manter o valor que seria pago ,em uma única parcela, aplicado em algum investimento, optando pelo financiamento do veiculo direto na concessionária.
Justificativa Esta analise será feita, pois nos dias atuais, cada vez mais o governo brasileiro incentiva a população ao aumento do poder de compra e o consumismo, através de taxas atrativas, reduzidas além melhores condições de financiamento. Por outro lado, existem as instituições financeiras que possuem linhas de investimento variadas, que se adaptam a cada perfil de investidor (do arrojado ao conservador) e que, dependendo de sua remuneração, podem ser mais ou menos rentáveis comparando ao pagamento à vista de um bem.
Desenvolvimento Foi pesquisado em duas concessionárias os valores de veículos populares zero km: Chevrolet – Celta LS 2013 3 portas – R$ 24.468 e Fiat - Mille Fire Economy 1.0 2013 4 portas - R$ 23.560, ambos para a compra á vista. Entrado em contato com as concessionárias e as duas informaram que não há desconto no valor para compra à vista, porém eles não cobram a documentação inicial do bem. Todas fazem financiamento na modalidade de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou Arrendamento Mercantil (Leasing) sendo que suas taxas variam de acordo com o valor de entrada e a quantidade de parcelas da operação. Para efeito de exemplo, vamos analisar se a compra do Celta é viável à vista, utilizando o dinheiro que estaria aplicado, ou deixá-lo na aplicação e optar pelo financiamento na