Floresta Amazonica
A maior floresta tropical do mundo, com cerca de cinco milhões de km², o Brasil com cerca de 60% da floresta, o Peru com 13%, e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador,Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa,
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
O solo da Amazônia é muito pobre com uma fina camada de nutrientes forma-se também no solo uma camada de decomposição de galhos, animais mortos e folhas secas rapidamente são formados em nutrientes.
Em nenhum lugar do mundo existem mais espécies de animais e de plantas do que na Amazônia. Um em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica. A região é o lar de cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40 000 espécies de plantas, 3 000 de peixes, 1 294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis foram classificadas cientificamente na região. Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia. Os cientistas descreveram entre 96 660 e 128 843 espécies de invertebrados só no Brasil. A enorme biodiversidade da Amazônia é velha conhecida dos cientistas, mas agora eles estão mais próximos de quantificá-la. Um novo relatório mostra que, entre 1999 e 2009, foram registradas 1.222 novas espécies na região --o equivalente a um novo achado a cada três dias.
Isso significa que, sozinha, a floresta amazônica revelou mais espécies do que a soma de outros biomas reconhecidamente biodiversos, como Bornéu e a bacia do rio Congo, no mesmo período.
A vegetação pode ser dividida em três tipos:
- Florestas de terra firme
Ocupam terras não