Relação com o Paciente com o Profissional na área
ggggggh
jjjjjj
Relação com o Paciente com o Profissional na área da Saúde.
A relação do paciente com profissional consiste em transmitir confiança. Essa confiança ajuda a construir um diagnóstico, acompanhar a adesão, a sugerir medidas preventivas diante da exposição à outra doença, entre outras vantagens.
Além da confiança, a outros fatores como a reciprocidade, a compaixão, a autoridade – sem que não haja subserviência.
Saber ouvir e a atenção é outros fatores fundamentais no estabelecimento de uma adequada relação médico-paciente e, por conseguinte, indispensáveis para o adequado restabelecimento da saúde do enfermo.
O profissional médico deve ter consciência de que sua atividade, ou seja, que a terapêutica por ele desenvolvida, pode não trazer o efeito desejado.
O paciente, por sua vez, também deve ser informado sobre todos os dados de sua doença, quais os tratamentos que serão utilizados, suas complicações e seus riscos e, desde o início, ter a total noção de que a Medicina, por não ser uma ciência exata, pode não trazer a evolução esperada.
Entretanto, existe, hoje, uma enorme expectativa de que a Medicina possa resolver tudo. Mas mesmo com as conquistas científicas sejam velozes e promissoras, ainda faltam respostas para muitas situações. Já a ausência de políticas públicas eficazes, a deterioração dos serviços de saúde e das relações de trabalho, as deficiências do ensino médico, dentre outros fatores, geram problemas que poderiam ser evitados.
Cabe a nós profissionais da área de saúde, desde a faculdade, lutarmos pela melhoria das condições de ensino em nossas faculdades, pelo atendimento adequado à saúde, melhoria da educação e dos níveis socioeconômicos da nossa população, para que o maior número de pessoas atinja o bem-estar biopsicossocial, verdadeira definição da saúde.
À sociedade cabe exercer cada vez mais