relaçoescom investidores
As relações com investidores constituem parte essencial da comunicação nas organizações, e considerando a importância do relacionamento com a comunidade financeira os investidores vem ganhando importância de forma rápida no mercado Brasileiro. O progressivo estreitamento entre os mercados de ações do Brasil e do exterior – acentuado pelo processo de globalização da economia mundial - tem acelerado esse processo.
As empresas nacionais mais representativas já vêm sendo visitadas por analistas de investimento representantes de instituições financeiras internacionais, principalmente em função dos esforços por parte dessas grandes empresas nacionais na colocação de títulos nos mercados externos, o que representa forma de captação de recursos a baixos custos, que possibilitem o desenvolvimento dessas empresas. Em decorrência disso, pode-se afirmar que a otimização do relacionamento com os investidores tem sido necessária na solução de impasses que, em geral, vinham sendo resolvidos com base no processo de tentativa e erro, deixando de contemplar a complexidade dos ambientes nos quais as empresas estão inseridas.
Em face dessa complexidade, os principais executivos das empresas investem cada vez mais tempo em Comunicação. Segundo Kunsch (1997), a comunicação nos tempos atuais passou a atuar de forma integrada seguindo o posicionamento estratégico e mercadológico das empresas, como interface de todos os públicos de interesse das empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos. Kunsch (1999) considera a Comunicação Organizacional uma ferramenta estratégica, dentro da perspectiva da comunicação integrada, que abrange a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa. As empresas de ontem estavam fechadas em si mesmas, não se importavam com o