relaçoes
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deviam forçosamente se submeter na Era da Indústria Clássica.
As principais origens da Teoria das Relações Humanas são:
1. A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Administração Científica e Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano que tinha arrojados princípios democráticos.
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras tentativas de aplicação á organização industrial, demonstrando a inadequação dos modelos da Teoria Clássica.
3. As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
4. A psicologia dinâmica de Kurt Lewin e idéias da filosofia pragmática.
A Experiência de Hawthorne
A partir de 1924 a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos iniciou alguns estudos para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos clássicos de Taylor e Gilbreth.
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisa iniciou uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company,em Chicago, no bairro de Hawthorne e cuja finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. Essa experiência, que se tornaria famosa, foi coordenada por Elton Mayo e logo se estendeu também ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação de pessoal (turnover) e dos efeitos das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis