Relatório
Estágio em Farmácia Hospitalar
Acadêmico: Farley Pereira
Carga horária total: 40 horas
Estabelecimento: Hospital Aroldo Tourinho - Fundação Hospitalar de Montes Claros/MG.
Endereço: Avenida João XXIII, 1207 - Bairro Edgar Pereira
CEP: 39400-162 - Montes Claros - Minas Gerais.
Farmacêutica responsável: Adriana Inácia Paculdino Ferreira - Farmacêutica Especialista em Farmácia Hospitalar; Gerente de Suprimentos da Fundação Hospitalar de Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho); Franciele Ramos Reino da Silva - Farmacêutica; Supervisora da Farmácia da Fundação Hospitalar de Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho) Sarah Lúcia Araújo de Souza - Farmacêutica; Supervisora da Farmácia da Fundação Hospitalar de Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho).
INTRODUÇÃO
A Farmácia Hospitalar tem abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa e desenvolve atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares às unidades hospitalares.
A atuação do farmacêutico hospitalar é muito abrangente. Ele é o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento, redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, funcionando como campo de aprimoramento profissional.
O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.
O Perfil do Farmacêutico Hospitalar
O farmacêutico hospitalar deve estar habilitado a ser o responsável por todo fluxo logístico de medicamentos e materiais médico-hospitalares, além do exercício da Assistência Farmacêutica. Suas principais atribuições são voltadas para:
* Organização e gestão: planejamento, aquisição,