Relatório
As matrizes Compreensivas são divididas em três submatrizes, sendo elas: o Historicismo Idiográfico, o Estruturalismo e a Fenomenologia. Compreensivas porque visam a compreensão da experiência humana inserida no universo cultural, estruturada e definida pelo homem e que se manifestam simbolicamente, e essas expressões simbólicas são merecedoras de interpretações. Elas vão se constituir em processos ideológicos. Destas apenas o Historicismo pode ser claramente identificado como Romântico, enquanto que o Estruturalismo e a Fenomenologia têm uma tendência fortemente cientificista, portanto, anti-romântica. Essa Matriz se preocupa com a questão do pensamento psicológico: a expressão e seus significados, na qual a psicologia deveria se preocupar. Dizem que não é possível haver tantas expressões a serem explicadas apenas biologicamente.
Desenvolvimento e Diferenciações do Iluminismo
Conceito de Iluminismo: indica a tradição cultural que se define pela postura crítica e pelo combate a todas as tradições.
Seu Objetivo: libertar o homem para o desempenho do seu poder sem nenhum obstáculo sobre a natureza, a domando e a submetendo a suas finalidades.
O Iluminismo, neste processo, promove a segregação ente o sujeito e o objeto, os tratando como purificados, separados de duas determinações comuns de suas experiências, para se encararem como entes que vivem por si só e são contrários no contexto das práticas produtivas e dos procedimentos científicos.
O Iluminismo atinge o Auge – Idade Moderna
Trouxe a elevação do sujeito (senhor do universo), mas há a pré-condição para o exercício do poder, a elevação do objeto. Se opondo a referência subjetiva do conhecimento, aquela produzida para e pelo sujeito e sua objetividade.
Caracterização do Romantismo
Romantismo ocupou um grande espaço na cultura européia, mas teve ênfase na Alemanha Em todos os planos – ontológico , epistemológico, metodológico e no político – o romantismo OPÕE-SE