Que função a li & fung exerce
O indutor é um dispositivo utilizado nos circuitos elétricos que apresenta um comportamento em corrente contínua (CC) diferente do comportamento em corrente alternada (CA). Em corrente contínua produz um campo magnético, semelhante ao de um imã, sendo utilizado na construção de dispositivos chamados eletroímãs. Pode ser enrolado de forma autossustentada ou sobre um determinado núcleo. Para lembrar sua constituição, o símbolo usado para indutores é:
Construção e características
O indutor é um elemento de circuito que armazena energia no campo magnético produzido pela passagem da corrente elétrica através do condutor que o forma. O campo magnético gera um fluxo magnético no próprio condutor. Com a variação da corrente, o fluxo também varia e de acordo com a lei da indução eletromagnética de Faraday, uma força eletromotriz é induzida no condutor, produzida pela própria corrente que circula pelo condutor. Essa força eletromotriz é denominada fem autoinduzida. A indutância é o resultado da fem autoinduzida no condutor.
A indutância é a propriedade de um circuito elétrico se opor a qualquer variação da corrente. A letra (L) é a notação usada para representá-la.
De acordo com a lei de Lenz uma fem autoinduzida se opõe a variação da corrente que a produziu. A indutância impede mudanças repentinas no cir-cuito, reagindo contra a mudança de amplitude e sentido da corrente.
A indutância de um condutor poderá ser aumentada se enrolarmos o condutor sob a forma de espira.
Várias espiras formarão uma bobina. O fluxo produzido por uma espira da bobina induz uma tensão não somente no próprio condutor, mas também nas espiras adjacentes. A indutância é o parâmetro que relaciona a corrente elétrica com o fluxo magnético e é uma função das dimensões físicas, do número de espiras da bobina e também do material do núcleo.
Os dispositivos usados para fornecer a indutância num circuito são chamados indutores, bobinas, reatores ou choques. Esses