Relatório
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Avenida Nestor de Melo Pita Nº 535 Centros
Amargosa Bahia - Brasil 45.300-000
LICENCIATURA EM FÍSICA 2012.2
ÉBERLON RODRIGUES PROCÓPIO ARAÚJO
ODAIR SANTOS DE ALMEIDA
RELATÓRIO
As superfícies equipotenciais e a análise do campo elétrico.
AMARGOSA – Ba
2013
As superfícies equipotenciais e a análise do campo elétrico.
Relatório referente a assunto: As superfícies equipotenciais e a análise do campo elétrico. Solicitado pelo MS. Rafael como requisito para avaliação da disciplina laboratório de fundamento de eletricidade e magnetismo.
AMARGOSA – Ba
2013
INTRODUÇÃO
Ao coloca-se uma carga elétrica numa região do espaço, ocorre uma perturbação no meio. Onde essa perturbação é denominada campo elétrico, representado por E. Colocando uma carga de prova q0 num certo ponto do campo, esta irá interagir com a primeira, sofrendo a ação e uma força elétrica de atração ou repulsão. O campo elétrico é definido como o quociente da força elétrica que atua no campo pela carga q0 :
E=F q0 ,
Onde F é a força elétrica. A configuração de um determinado campo elétrico pode ser indicada por linhas de força. A tangente a uma linha que beira num dado ponto fornece a direção do campo elétrico E nesse ponto. Pode-se também estabelecer através das linhas de campo, regiões onde o campo E é mais intenso. Em áreas onde as linhas de campo são bem próximas o módulo do campo elétrico é grande, entretanto onde as linhas são mais espaçadas o módulo do campo é pequeno. Uma superfície cujos pontos possuem mesmo potencial é chamada superfície equipotencial. Significando que a diferença de potencial entre dois pontos, pertencentes a esta superfície, é igual a zero e, portanto, o trabalho para deslocar uma partícula carregada, sobre essa superfície, é nulo. Uma consequência