Relatório
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS.
Campus Itumbiara
Relatório da Visita a Estação de Tratamento da SANEAGO.
Aluno (a): Dhiene Kelly do Nascimento.
Curso/Turma: 4° ano de Química.
Disciplina: Tratamento de Águas e Efluentes.
Professor (a): Juliana Moraes Franzão.
Itumbiara – GO; Julho de 2014.
Para aprofundar nossos estudos sobre o tratamento de água, que estamos estudando nesse bimestre na disciplina de Tratamento de Água e Efluentes, fizemos na quarta feira, dia 02 de Julho uma visita até a estação de tratamento de água local, da companhia de saneamento SANEAGO. Lá pudemos ver de perto todo o processo de tratamento, e ver na prática o que havíamos estudado em sala de aula.
A visita foi ao todo muito esclarecedora principalmente em aspectos técnicos, além de saber outras informações que não são técnicas, mas importantes. Fomos recebidos pelo operador da estação, que nos levou para conhecer os tanques, e o laboratório de análises e de preparo de soluções.
O processo começa com a captação da água bruta, contendo impurezas próprias do manancial. No caso da estação de tratamento visitada, a água é coletada no córrego Santa Maria. Logo que a água chega, recebe os produtos químicos, o coagulante, no caso o sulfato de alumínio e a cal, para o ajuste de alcalinidade. Na época da visita não era necessário utilizar a cal, pois a água bruta já estava com os níveis de alcalinidade aceitáveis. O Sulfato de Alumínio era adicionado numa concentração de 0,8%, e essa concentração depende muito do estado da água bruta.
Logo depois da adição do coagulante, a água passa pela Calha Parshal, uma canaleta inclinada, que serve para fazer a agitação rápida, então é direcionada aos tanques de floculação. A Estação possui dois tanques divididos em 4 compartimentos cada, e em cada compartimento a velocidade de agitação e diferente, diminuindo ao longo do