RELATÓRIO
O presente relatório vem abordar os fatos ocorridos e observados na visita a obra de terraplanagem, pavimentação e drenagem em um trecho da rodovia BR 230/PA, também conhecida como Transamazônica. A empresa responsável pela execução da obra é a Tamasa Engenharia S.A.
A visita aconteceu no dia 18 de outubro de 2014, as 8:00 horas da manha, onde os acadêmicos da turma ENC 71, embarcaram em um ônibus que partiu da Faculdade Metropolitana para o canteiro de obras(BR 230). Ao chegar no local da visita, observou-se que boa parte do trecho já se encontrava com terraplanagem e pavimentação asfáltica concluída, faltando apenas concluir a etapa de drenagem de águas pluviais.
Dessa forma a primeira parada do ônibus se deu na área que servia de fonte de material para a terraplanagem.
2. RECUPERAÇÃO DA ÁREA DE RETIRADA DE MATERIAL LATERÍTICO
Figura 01: Recuperação da área de exploração de material.
Ao chegar na área que servia de exploração de material para execução do leito e subleito, verificou-se que a mesma se encontrava na etapa de recuperação de área degradada (RAD). Essa etapa é uma medida obrigatória e exigida pelo órgão licenciador, e deve se encontrar nos planos de mitigação de impactos do Plano de Controle Ambiental da obra em questão.
Figura 02: Nivelamento da área de exploração.
No momento da visita observou que na área estava sendo executada a etapa de nivelamento e conformação de taludes, para condicionar a área para uma futura inserção de espécies vegetais endêmicas.
3. ELEMENTOS DE DRENAGEM
No momento seguinte da visita, pode se verificar alguns elementos de drenagem da rodovia, que já se encontravam concluídos.
Figura 03: Vista longitudinal da sarjeta.
Em primeiro momento pode se observa a sarjeta ou sarjetão finalizados, o mesmo foi construído em concreto moldado in loco. E tem como