Introdução a Pericia Contábil
“Conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.”
2. A perícia é requisitada para produzir elementos de prova, para fundamentar sua opinião técnica, o perito pode utilizar-se de diversos procedimentos, liste os mais comuns:
Exame: Vistoria; Indagação; Investigação; Arbitramento; Mensuração: Avaliação: Certificação:
3. O método em perícia é basicamente o analítico, não se dispensando detalhes. De forma geral é necessário:
Identificar o objetivo; Planejar o trabalho; Executar o trabalho baseado em evidências totalmente confiáveis; Só emitir conclusão após ter absoluta segurança; Concluir de forma clara, objetiva e precisa, sempre baseada na verdade.
4. Quais os usuários da perícia contábil?
Varas civeis, partes envolvidas, varas trabalhistas, varas de familia, Usuários físicos e jurídicos envolvidos em questões judiciais ou extrajudiciais
5. O profissional que executa perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades. Mencione as principais:
Legal; 2. Profissional; 3. Ética; 4. Moral
6. Quando ocorre a perícia judicial?
Quando o juiz necessita de conhecimentos técnico ou especializado de um profissional, para poder tomar certas decisões nos julgamentos.
7. Quem pode solicitar a perícia?
Tanto o juiz, como qualquer uma das partes
8. Segundo o CPC o que consiste prova pericial?
A prova é um instrumento colocado à disposição dos litigantes para demonstrar a existência dos fatos alegados, tendo como finalidade a formação da convicção em torno dos mesmos fatos.
9. Quem pode exercer a função de perito contador?
Profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade, na categoria de contador, que exige a formação acadêmica de