Relatório
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
ENGENHARIA ELÉTRICA
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES EXPERIMENTAIS
ENCONTRO 1
TRANSFORMADA DE FOURIER
GEAN BORDIN
Joaçaba, setembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
A transformada de Fourier é uma das ferramentas mais importantes nas aplicações práticas de ciências e engenharia. Ela facilita o estudo do comportamento de certas funções em relação as propriedades de periodicidade dos sinais. Estes métodos permitem a representação de varias funções periódicas como uma soma infinita de exponenciais complexas.
Assim, há uma grande vantagem quando se procura a aproximação dos valores da função, por exemplo, quando um determinado sinal possui uma equação muito complicada para se resolver precisamente, assim pode ser feitas aproximações com os métodos de Fourier.
Para aplicações onde interessa reduzir o domínio a um determinado intervalo para estudo, pode ser aplicada à função a transformada discreta de Fourier. Este método facilita o estudo do comportamento de uma função (sinal) em instantes de tempo distintos, separando o período de interesse ao estudo do resto da função.
Pode ser citada também a transformada rápida de Fourier, este é um método que ordena os cálculos dos coeficientes da transformada discreta. A FFT, como também é conhecida a transformada rápida de Fourier, é uma técnica que possibilita avaliar a transformada discreta de forma mais simples e rápida. O desenvolvimento da FFT forneceu uma ferramenta usada diariamente em várias atividades, como análise de sinais de voz.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1. Transformada de Fourier
Esta experiência consiste em gerar um sinal x(t) utilizando o software Matlab para que, posteriormente, possamos efetuar sua TF e aplicar a propriedade da Dualidade e assim, comprovar se ela é válida ou não.
Para começar geramos o seguinte sinal:
( )=5
,
O comando utilizado para gerar o sinal foi o seguinte: t = -10:0.1:10; x =