aeae
Com a chegada do inverno, o consumo de energia pode aumentar em até 20%, segundo levantamento da AES Eletropaulo (Distribuidora de energia elétrica), por conta do uso de aquecedores, banhos longos e com temperaturas mais altas e torneiras com água quente, entre outros hábitos mais freqüentes nesta estação.
No caso dos banhos quentes, por exemplo, chuveiros elétricos na posição inverno gastam até 30% a mais de energia.
Geralmente o gasto de energia só aumenta quando em cada estação ocorrem variações fortes no clima, por exemplo, no verão quando o calor atinge níveis extremos, pois tendemos a ligar mais ar condicionado entre outros equipamentos eletricos que aliviem o desconforto do calor, ou mesmo no inverno, quando o clima esfria por excesso, então os aquecedores entre outros ajudam a amenizar as mudanças.
No inverno o consumo de energia costuma pesar menos por não utilizar ar condicionado ou ventilador. Em contrapartida, há mais gastos com chuveiros elétricos e aquecedores. Durante os meses de clima frio uma família com um casal e duas crianças gasta em média por mês oitenta e cinco reais. No verão a conta sobe para cem reais.