relatório
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................
4
2 MATERIAL E MÉTODOS..............................................................................
5
2.1 Material.......................................................................................................
5
2.2 Procedimentos..........................................................................................
6
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................................
7
4 CONCLUSÃO................................................................................................
8
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................
9
3
1 INTRODUÇÃO
Em 1923, dois químicos, J. N. Brønsted, na Dinamarca, e J. M. Lowry, na Inglaterra, propuseram independentemente uma teoria sobre o comportamento ácido-base que é particularmente útil na química analítica. De acordo com a teoria de Brønsted-Lowry, um ácido é um doador de próton e uma base é um receptor de próton. Para uma molécula se comportar como um ácido, ela necessita da presença de um receptor de próton (ou base). Da mesma forma, uma molécula que pode receber um próton comporta-se como uma base se estiver diante de um ácido. (SKOOG et al, 2007.)
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
O indicador universal que é uma mistura de vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que